23 janeiro, 2010

Imperdível


Há cerca de um mês, sábado a tarde, em casa sem nada para fazer - na verdade tinha, sim, algo para fazer, como estudar Família (!) - eis que o meu pai se senta no sofá dele (é o unico que ele gosta e o unico que eu nao gosto) pega no comando da TV e começa o seu habitual "zapping moment". Eu, furiosa, visto que estava no meu quarto, a fingir que lia o manualzinho, mas ouvia tudo (volume praticamente no máx como sempre!) de repente oiço-o aos berros a chamar-me (porque o meu pai, sempre que vê algo de interessante seja num livro, ou na tv ou whatever, tem de o partilhar no matter what) para ver um filme ja antigo, muito bom, que tava a dar na rtp 2, usando o habitual argumento, que me levou a ver Clássicos como "O Caçador", "Quatro Casamentos e Um Funeral", os Padrinhos e por aí adiante, de que "quem nunca viu este filme, nao sabe o que é cinema, é fundamental para a sua cultura geral" (revirar-de-olhos) e, pronto, como eu estava à espera de qualquer desculpa para NÃO ler o Pinheiro, lá fui "checar a cena".

O filme em questão era o Cinema Paraíso (1990), italiano, vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro no mesmo ano (por sinal o ano do meu nascimento), e não estava preparada para um estrondo de filme destes! Mais uma vez, "não julgar o livro pela capa".
Deve ter das melhores cenas de sempre da história do cinema europeu, quando o Salvatore se deita perto do rio, à chuva, e o que depois se desenrola. Blew me away!

Sinistro como, assim, passei a ter em conta como os meus dois filmes preferidos de todos os tempos, dois filmes italianos. Se calhar estarei a fazer a escolha certa indo para Itália para o ano.. Maybe!

3 comentários:

Growing Without Knowing disse...

A tua prima caçula , Teresinha faz anos hj. 8!!

Madalena disse...

JA??? um grande beijinho para ela entao!

MMascarenhas disse...

Congrat. Mad!
This matches you entirely!
Há pesssoas que são e serão sempre muito mais do que a vida parece prevista para lhes dar. Isso é só uma aparência. O desafio está por tua conta!